FAQ

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QUESTÕES FREQUENTES

Pagamento
Não. Só aceitamos pagamento através de nossos gateways de pagamento. Isso dá mais segurança para ambas as partes.
Sim. Você pode parcelar em até 12x (ou seja, 2x, 3x, 4x etc.) qualquer um dos planos (Semestral, Anual e Bi-Anual). Porém, o parcelamento é opcional e trata-se de um único e indivisível serviço (ou seja, uma única operação no cartão de crédito etc.). Nem mesmo armazenamos dados financeiros para renovação automática de planos e assinaturas.
O cancelamento pode ser feito em até 07 DIAS após a aquisição. Este é o período previsto de teste e arrependimento conforme o CDC (Código de Defesa do Consumidor) para compras feitas online. Tradicionalmente, seguimos este mesmo procedimento há mais de 10 anos.
Depois de 07 DIAS, não é possível cancelar, suspender etc. Os valores dos planos variam conforme o período. O acesso por períodos curtos tem custo bem maior. O plano bi-anual é o que tem máximo desconto e melhor custo-benefício (para plataforma e aluno).
Não existe "valor mensal". Existe o valor TOTAL de cada plano (Semestral, Anual e Bi-Anual) e a possibilidade de dividir este valor em parcelas. No ato do pagamento, é informado o valor total e dada a opção de dividir em parcelas, de acordo com o tamanho do plano. Parcelar ou não o valor total é opção do aluno.
Não fazemos renovação automática. Nem mesmo armazenamos dados de pagamento no Provas de TI. Uma vez finalizado o período do seu plano (Semestral, Anual e Bi-Anual), o acesso à plataforma é bloqueado e nenhuma outra cobrança é feita. Caso queira renovar, basta executar o mesmo procedimento de compra novamente ao final de sua assinatura.
Isso é previsto. Quando o valor do serviço aumenta, o fornecedor não pode cobrar mais do cliente que já comprou. Assim, o mesmo vale para o caso contrário. É legalmente previsto alterar preços de produtos e serviços. Leve em consideração somente as condições específicas da SUA aquisição. Se você concordou com elas, é porque - segundo seu julgamento - eram satisfatórias. Sempre procuramos beneficiar clientes antigos nas renovações etc. Porém, uma coisa (promoções e alterações de preço) não está vinculada à outra (rever as aquisições de clientes antigos).
O processo de definição de valores de uma empresa leva em consideração fatores como: promoções, momento econômico, concorrência, renegociação com fornecedores, custos de operação, metas, aumento da base de clientes etc. Busca-se um equilíbro dinâmico a fim de manter o negócio, inclusive, com o objetivo de honrar compromissos antigos. A promoção de hoje pode estar acontecendo para manter ou melhorar o serviço que foi prometido a você ontem, por exemplo.
Vídeos, Materiais e Certificados
Não. Os vídeos são gravados para estudo individual sem interação com o professor. Os valores dos planos foram concebidos para tornar a plataforma mais acessível. Professores de plantão para dúvidas geralmente tem valor adicional (mentoria, coaching etc.).
Os vídeos são disponibilizados em HD para assistir no celular ou no desktop. Você pode acessar pelo player Nutror via desktop ou app Nutror para Apple e Android. No celular é possível baixar os vídeos para assistir em modo off-line (não é possível fazer download para o desktop). Mas atenção: somente aulas gravadas após Jan/2019 foram configuradas para este modo. Na prática, elas são as usadas nos Planos de Estudo (com raras exceções). Aos poucos, todas as aulas estão sendo substituídas para permitir o modo mobile off-line.
Sim. Os slides de cada curso em vídeo são disponibilizados em formato .PDF. Em alguns casos, por conveniência do professor, podem ser disponibilizados materiais adicionais de apoio em outros formatos (.doc, .xls etc.). Porém, isso é exceção. Não temos nenhum curso em PDF. Em regra, cada módulo em vídeo é acompanhado tão somente dos slides utilizados pelo professor.
Os certificados são disponibilizados automaticamente pela plataforma. Após o sistema detectar 75% de aulas acessadas em um Curso (considerando a soma dos seus módulos), um botão "Imprimir Certificado" aparecerá automaticamente. Basta clicar e o certificado será gerado para download com os dados pré-definidos. O link também pode ser compartilhado com terceiros que queiram visualizar o certificado.

Os dados estão pré-definidos na plataforma: NOME do aluno, CPF, DATA de CONCLUSÃO, NOME do curso e CARGA-HORÁRIA. Em absolutamente NENHUMA hipótese podemos alterar este formato, incluir ou excluir campos ou gerar certificados manualmente para atender a necessidades específicas.
Não. Os certificados são disponibilizados automaticamente na plataforma. Não controlamos a data de INÍCIO de cada curso, não controlamos a FREQUÊNCIA do aluno e não fazemos qualquer espécie de avaliação de DESEMPENHO individual. Nossos materiais são focados tão somente na preparação para concursos (não são cursos formais de extensão profissional).
Não. Desde janeiro de 2019, a plataforma foi reestruturada para gerenciar o acesso individual a uma área de membros única onde todos os módulos são disponibilizados para alunos autenticados. Por causa desta mudança, é inviável criar a mesma estrutura exclusiva para liberar acesso a apenas um módulo avulso (o custo seria aproximadamente o mesmo), uma vez que todos os módulos compartilham a mesma área de membros (o Nutror).
Serviço Adquirido
O máximo possível. Não é por acaso que somos os mais antigos e os que têm mais conteúdo focado em TI. Porém, é importante ressaltar que o serviço contratado é o acesso ao que está na plataforma no MOMENTO da aquisição. Apenas isso deve nortear a decisão de compra do aluno. Decida considerando SOMENTE o que está na plataforma no momento da sua compra.
Por isso, não considere a sua expectativa subjetiva sobre o "concurso 'C' que poderá ser aberto no dia 'D' pelo órgão 'O' e pela banca 'B' com o conteúdo 'XPTO'". Não seria responsável fazer garantias deste tipo. Nossa decisão de gravar conteúdos novos depende de fatores internos como: priorização, janela de tempo dos professores, experiência sobre o que é relevente (ou não), visão das tendências etc.
Segundo o dicionário, é "alterar, acrescentar ou substituir" algo. Ao assinar, o aluno obtém acesso a toda a base com mais de 12 anos de conteúdo. Portanto, há milhares de aulas gravadas nas últimas semanas, meses ou anos. Atualizar não significa "substituir tudo". Não faz sentido. Como são milhares de aulas, quando terminássemos, estaria tudo "velho" de novo. Trata-se de um trabalho contínuo, na verdade. Em alguns casos, mantemos um módulo acrescentando exercícios novos; em outros, regravamos tudo para uma versão completa; e, muitas vezes, também retiramos materiais do ar (já retiramos milhares de aulas, inclusive, ao longo do tempo).
A pergunta: "está tudo atualizado" não faz sentido em uma base que é a maior e, seguramente, a mais antiga com foco em TI do Brasil. Trata-se de um processo contínuo e cumulativo. As aulas recentes são mostradas no site com a palavra "novo" (em verde). São consideradas "novas" aulas gravadas para o novo formato do Provas de TI, há menos de 03 anos, e que são preferenciais na elaboração dos Planos de Estudo. Há uma lista com centenas de aulas recentes aqui.
Não há data. Como dito acima, considere SOMENTE o conteúdo disponível no momento da sua aquisição na plataforma. O conteúdo da área de TI tem se tornado virtualmente "infinito" e nós estamos há mais tempo do que qualquer um perseguindo o objetivo de cobrir o máximo possível. PORÉM, não necessariamente vamos cobrir tudo, pois há conteúdos menos relevantes. No momento, a plataforma possui mais de 4200 aulas e, todas elas, "envelhecendo" a cada dia. O processo de renovação é contínuo e, quanto mais material temos, mais demorado fica refazer ou renovar tudo. O processo é contínuo.
Nosso foco é Tecnologia da Informação. Até existe na plataforma uma área de disciplinas básicas, tais como Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, Redação, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Estatística (veja aqui). Mas não faz parte do nosso foco. Não gravamos conteúdos específicos para um determinado edital e não temos muito material direcionado para disciplinas fora da área de TI.
Podemos dizer que ninguém (ninguém mesmo...) está há mais tempo com foco específico em TI e tem tanto conteúdo quanto nós. Porém, cobrir "tudo" é impensável, uma vez que o órgão pode solicitar uma nova disciplina no momento em que o edital é criado. Em alguns casos, o órgão cobra conhecimento de aplicativos específicos usados somente por ele, por exemplo. Sem contar a infinidade de assuntos que surgem constantemente na área de TI. Assim, provavelmente cobriremos 90% ou mais do conteúdo. Não gravamos conteúdos específicos para um determinado edital, mas sim, as disciplinas que caem em todos (ou quase todos) os concursos. Temos muita coisa que ninguém tem, além de tudo o que é mais comum.
Não estão inclusas horas de consultoria, mentoria, coaching ou qualquer outro formato de curso individualizado. Este tipo de serviço envolve uma interação personificada entre professor e aluno, o que, considerando centenas de interessados e, por outro lado, o tempo escasso dos professores, seria inviável oferecer a todos sem aumentar muito o preço cobrado pelo plano.
Não. Dependendo da disponibilidade de um professor, poderá ser oferecido outro tipo de serviço no formato individualizado. PORÉM, as regras serão definidas caso a caso, uma vez que se trata de um novo serviço não listado no Provas de TI atualmente. Qualquer nova oferta de consultoria, mentoria, coaching ou qualquer curso individualizado. obedecerá a novas diretrizes e valores cabendo ao aluno aderir ou não conforme sua conveniência.
Como Usar o Material
Em geral, sim. Mas sempre para uso pessoal. Por isso os PDFs são marcados com inscrições de segurança, visíveis ou não visíveis (marca d´água), quando é feito o download.
Acesso às aulas gravadas. Você assiste, estuda e interage com outros alunos. Como as aulas foram gravadas no passado,os professores não estão necessariamente disponíveis hoje para responder às dúvidas. Algumas dúvidas poderão ser respondidas pela equipe atual de professores e sócios do Provas de TI, quando for possível. Porém, isso é um "bônus" e não faz parte do serviço contratado.
Não existe "a teoria específica" do concurso XPTO. Após mais de 12 anos na área, sabemos que quem passa é quem estuda a teoria da forma correta, com os melhores professores. Por isso, procuramos ter os melhores materiais, gravados pelos melhores professores sobre os assuntos mais cobrados pelas bancas. Material "específico" é discurso de marketing de quem quer vender, várias vezes, a mesma teoria para o mesmo aluno. Basta adquirir o segundo "Combo de Teoria Específica" para ver que lá dentro estão as mesmas aulas, com os mesmos professores e os mesmos exemplos etc.
Os Planos de Estudo são uma indicação dos professores com relação a quais materias existentes na plataforma o aluno pode estudar para um determinado concurso. A diferença é que não gravamos o material pensando em um determinado concurso. Os planos de estudo apenas aceleram a busca pelo material em nosso site, indicando quais das nossas milhares de aulas são mais relevantes para um concurso e quais não são. Desta forma, você pode estudar para mais de um Concurso, caso queira, sem pagar nada a mais.
Sim. Neste caso gravamos aulas específicas, pois as bancas possuem diferentes formas de cobrar a MESMA teoria. É comum termos módulos na nossa plataforma focados em uma determinada banca para que o aluno se acostume com o seu perfil (CESPE, FCC, ESAF, Multibancas etc.). Neste caso, sim, as aulas já são gravadas pensando na banca específica.
Turmas Fechadas e Aulões
Não. Turmas fechadas envolvem disponibilidade de tempo do professor para atendimento individualizado (aulas, mentorias etc.). Estas turmas são formadas com data de início e fim e agendamentos individuais. Há cobrança à parte e, em princípio, são iniciativas diferentes não inclusas nos planos (Semestral, Anual e Premium).
Ele tem acesso às gravações dos "aulões". Por outro lado, conteúdos referentes às turmas fechadas, não serão disponibilizados dentro dos planos (Semestral, Anual e Premium). Poderá haver exceções de conteúdos disponibilizados a critério do Provas de TI.
Discursivas do Plano Bi-Anual