FAQ
Caso sua resposta não esteja aqui, envie-nos uma mensagem
QUESTÕES FREQUENTES
Pagamento
Aceitamos todos os cartões de crédito, débito e boleto. É rápido, simples e seguro. Escolha um plano, execute o pagamento e comece a estudar agora mesmo.
Não. Só aceitamos pagamento através de nossos gateways de pagamento. Isso dá mais segurança para ambas as partes.
É um gateway de pagamento semelhante ao PayPal e o PagSeguro, mas com taxas menores e mais serviços. Usamos os serviços da Eduzz para integração com cartões de crédito, boleto, PIX etc.
Sim. Você pode parcelar em até 12x (ou seja, 2x, 3x, 4x etc.) qualquer um dos planos (Semestral, Anual e Bi-Anual). Porém, o parcelamento é opcional e trata-se de um único e indivisível serviço (ou seja, uma única operação no cartão de crédito etc.). Nem mesmo armazenamos dados financeiros para renovação automática de planos e assinaturas.
O cancelamento pode ser feito em até 07 DIAS após a aquisição. Este é o período previsto de teste e arrependimento conforme o CDC (Código de Defesa do Consumidor) para compras feitas online. Tradicionalmente, seguimos este mesmo procedimento há mais de 10 anos.
Depois de 07 DIAS, não é possível cancelar, suspender etc. Os valores dos planos variam conforme o período. O acesso por períodos curtos tem custo bem maior. O plano bi-anual é o que tem máximo desconto e melhor custo-benefício (para plataforma e aluno).
Não existe "valor mensal". Existe o valor TOTAL de cada plano (Semestral, Anual e Bi-Anual) e a possibilidade de dividir este valor em parcelas. No ato do pagamento, é informado o valor total e dada a opção de dividir em parcelas, de acordo com o tamanho do plano. Parcelar ou não o valor total é opção do aluno.
Não fazemos renovação automática. Nem mesmo armazenamos dados de pagamento no Provas de TI. Uma vez finalizado o período do seu plano (Semestral, Anual e Bi-Anual), o acesso à plataforma é bloqueado e nenhuma outra cobrança é feita. Caso queira renovar, basta executar o mesmo procedimento de compra novamente ao final de sua assinatura.
Isso é previsto. Quando o valor do serviço aumenta, o fornecedor não pode cobrar mais do cliente que já comprou. Assim, o mesmo vale para o caso contrário. É legalmente previsto alterar preços de produtos e serviços. Leve em consideração somente as condições específicas da SUA aquisição. Se você concordou com elas, é porque - segundo seu julgamento - eram satisfatórias. Sempre procuramos beneficiar clientes antigos nas renovações etc. Porém, uma coisa (promoções e alterações de preço) não está vinculada à outra (rever as aquisições de clientes antigos).
O processo de definição de valores de uma empresa leva em consideração fatores como: promoções, momento econômico, concorrência, renegociação com fornecedores, custos de operação, metas, aumento da base de clientes etc. Busca-se um equilíbro dinâmico a fim de manter o negócio, inclusive, com o objetivo de honrar compromissos antigos. A promoção de hoje pode estar acontecendo para manter ou melhorar o serviço que foi prometido a você ontem, por exemplo.
Vídeos, Materiais e Certificados
Agora mesmo. Após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail com os dados de acesso ao Nutror e poderá começar a estudar pelos cursos em vídeo.
Use o site do Provas de TI para: 1. planejar seu estudo diário; 2. buscar por assuntos e palavras-chave; 3. fazer download de slides. Use o site do Nutror para: 1. assistir aos vídeos; 2. emitir seus certificados. Veja detalhes no vídeo abaixo do Prof. Luis Claudio:
É uma área de membros onde os alunos têm acesso aos cursos em vídeo e podem interagir entre si. O foco do Nutror é ser um player de vídeo seguro. Vá direto ao Nutror se já souber que curso irá estudar. Caso contrário, comece seu planejamento de estudos usando as ferramentas de busca, mapeamento etc. aqui do Provas de TI.
Não. Os vídeos são gravados para estudo individual sem interação com o professor. Os valores dos planos foram concebidos para tornar a plataforma mais acessível. Professores de plantão para dúvidas geralmente tem valor adicional (mentoria, coaching etc.).
Os vídeos são disponibilizados em HD para assistir no celular ou no desktop. Você pode acessar pelo player Nutror via desktop ou app Nutror para Apple e Android. No celular é possível baixar os vídeos para assistir em modo off-line (não é possível fazer download para o desktop). Mas atenção: somente aulas gravadas após Jan/2019 foram configuradas para este modo. Na prática, elas são as usadas nos Planos de Estudo (com raras exceções). Aos poucos, todas as aulas estão sendo substituídas para permitir o modo mobile off-line.
Sim. Os slides de cada curso em vídeo são disponibilizados em formato .PDF. Em alguns casos, por conveniência do professor, podem ser disponibilizados materiais adicionais de apoio em outros formatos (.doc, .xls etc.). Porém, isso é exceção. Não temos nenhum curso em PDF. Em regra, cada módulo em vídeo é acompanhado tão somente dos slides utilizados pelo professor.
Os certificados são disponibilizados automaticamente pela plataforma. Após o sistema detectar 75% de aulas acessadas em um Curso (considerando a soma dos seus módulos), um botão "Imprimir Certificado" aparecerá automaticamente. Basta clicar e o certificado será gerado para download com os dados pré-definidos. O link também pode ser compartilhado com terceiros que queiram visualizar o certificado.
Os dados estão pré-definidos na plataforma: NOME do aluno, CPF, DATA de CONCLUSÃO, NOME do curso e CARGA-HORÁRIA. Em absolutamente NENHUMA hipótese podemos alterar este formato, incluir ou excluir campos ou gerar certificados manualmente para atender a necessidades específicas.
Não. Os certificados são disponibilizados automaticamente na plataforma. Não controlamos a data de INÍCIO de cada curso, não controlamos a FREQUÊNCIA do aluno e não fazemos qualquer espécie de avaliação de DESEMPENHO individual. Nossos materiais são focados tão somente na preparação para concursos (não são cursos formais de extensão profissional).
Não. Desde janeiro de 2019, a plataforma foi reestruturada para gerenciar o acesso individual a uma área de membros única onde todos os módulos são disponibilizados para alunos autenticados. Por causa desta mudança, é inviável criar a mesma estrutura exclusiva para liberar acesso a apenas um módulo avulso (o custo seria aproximadamente o mesmo), uma vez que todos os módulos compartilham a mesma área de membros (o Nutror).
Serviço Adquirido
O serviço mínimo oferecido é: "Acesso à área de alunos - o Nutror - onde TODAS as aulas em vídeo usadas nos Planos de Estudo são disponibilizadas." Todas as assinaturas (Semestral, Anual e Bi-Anual) dão acesso a todos os mais de 250 planos de estudo por edital, a todos os mais de 360 módulos em vídeo e a todas as mais de 4200 aulas em vídeo listadas aqui. Para cada módulo em vídeo, disponibilizamos os slides usados pelo professor em PDF.
Sim! As atualizações são feitas periodicamente pelos professores e, sempre que forem adicionadas aulas aos cursos, módulos e planos de estudo, o aluno terá direito enquanto seu plano estiver vigente.
O máximo possível. Não é por acaso que somos os mais antigos e os que têm mais conteúdo focado em TI. Porém, é importante ressaltar que o serviço contratado é o acesso ao que está na plataforma no MOMENTO da aquisição. Apenas isso deve nortear a decisão de compra do aluno. Decida considerando SOMENTE o que está na plataforma no momento da sua compra.
Por isso, não considere a sua expectativa subjetiva sobre o "concurso 'C' que poderá ser aberto no dia 'D' pelo órgão 'O' e pela banca 'B' com o conteúdo 'XPTO'". Não seria responsável fazer garantias deste tipo. Nossa decisão de gravar conteúdos novos depende de fatores internos como: priorização, janela de tempo dos professores, experiência sobre o que é relevente (ou não), visão das tendências etc.
Segundo o dicionário, é "alterar, acrescentar ou substituir" algo. Ao assinar, o aluno obtém acesso a toda a base com mais de 12 anos de conteúdo. Portanto, há milhares de aulas gravadas nas últimas semanas, meses ou anos. Atualizar não significa "substituir tudo". Não faz sentido. Como são milhares de aulas, quando terminássemos, estaria tudo "velho" de novo. Trata-se de um trabalho contínuo, na verdade. Em alguns casos, mantemos um módulo acrescentando exercícios novos; em outros, regravamos tudo para uma versão completa; e, muitas vezes, também retiramos materiais do ar (já retiramos milhares de aulas, inclusive, ao longo do tempo).
A pergunta: "está tudo atualizado" não faz sentido em uma base que é a maior e, seguramente, a mais antiga com foco em TI do Brasil. Trata-se de um processo contínuo e cumulativo. As aulas recentes são mostradas no site com a palavra "novo" (em verde). São consideradas "novas" aulas gravadas para o novo formato do Provas de TI, há menos de 03 anos, e que são preferenciais na elaboração dos Planos de Estudo. Há uma lista com centenas de aulas recentes aqui.
Não há data. Como dito acima, considere SOMENTE o conteúdo disponível no momento da sua aquisição na plataforma. O conteúdo da área de TI tem se tornado virtualmente "infinito" e nós estamos há mais tempo do que qualquer um perseguindo o objetivo de cobrir o máximo possível. PORÉM, não necessariamente vamos cobrir tudo, pois há conteúdos menos relevantes. No momento, a plataforma possui mais de 4200 aulas e, todas elas, "envelhecendo" a cada dia. O processo de renovação é contínuo e, quanto mais material temos, mais demorado fica refazer ou renovar tudo. O processo é contínuo.
Nosso foco é Tecnologia da Informação. Até existe na plataforma uma área de disciplinas básicas, tais como Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, Redação, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Estatística (veja aqui). Mas não faz parte do nosso foco. Não gravamos conteúdos específicos para um determinado edital e não temos muito material direcionado para disciplinas fora da área de TI.
Podemos dizer que ninguém (ninguém mesmo...) está há mais tempo com foco específico em TI e tem tanto conteúdo quanto nós. Porém, cobrir "tudo" é impensável, uma vez que o órgão pode solicitar uma nova disciplina no momento em que o edital é criado. Em alguns casos, o órgão cobra conhecimento de aplicativos específicos usados somente por ele, por exemplo. Sem contar a infinidade de assuntos que surgem constantemente na área de TI. Assim, provavelmente cobriremos 90% ou mais do conteúdo. Não gravamos conteúdos específicos para um determinado edital, mas sim, as disciplinas que caem em todos (ou quase todos) os concursos. Temos muita coisa que ninguém tem, além de tudo o que é mais comum.
Não estão inclusas horas de consultoria, mentoria, coaching ou qualquer outro formato de curso individualizado. Este tipo de serviço envolve uma interação personificada entre professor e aluno, o que, considerando centenas de interessados e, por outro lado, o tempo escasso dos professores, seria inviável oferecer a todos sem aumentar muito o preço cobrado pelo plano.
Não. Dependendo da disponibilidade de um professor, poderá ser oferecido outro tipo de serviço no formato individualizado. PORÉM, as regras serão definidas caso a caso, uma vez que se trata de um novo serviço não listado no Provas de TI atualmente. Qualquer nova oferta de consultoria, mentoria, coaching ou qualquer curso individualizado. obedecerá a novas diretrizes e valores cabendo ao aluno aderir ou não conforme sua conveniência.
Como Usar o Material
Os planos de estudo são apenas ferramentas de mapeamento rápido de um edital, disciplina etc. a fim de facilitar a busca pelo conteúdo já existente em nosso site. Não são "cursos" específicos. Eles são criados pelos professores após análise, caso a caso, do edital e de acordo com o material que possuímos. Veja como funciona no vídeo abaixo.
Estamos há mais de 12 anos cobrindo os principais Concursos de TI (tribunais, policiais, agências e qualquer outro de amplitude nacional ou regional). Este é o nosso foco. Os planos ativos no momento estão no menu "plano de estudo" (abertos, em andamento etc.). Caso tenha algum outro relevante para você com edital na praça e que não esteja lá, entre em contato. A análise será feita pelos professores e, se aprovado, o mapeamento é gerado em até 02 dias.
Somos empenhados em gravar o melhor material das disciplinas de TI que são cobradas em Concursos. Opcionalmente, temos um ou outro conteúdo de outras áreas (Português, Raciocínio Lógico etc.) apenas para agregar mais valor. MAS, nosso foco é TI (Redes, Segurança da Informação, Engenharia de Software, Linguagens, Bancos de Dados etc.).
Estamos há 12 anos gravando (e atualizando) conteúdos de TI. No momento, só em vídeos, são mais de 4200 aulas (mais de 1400 horas de aulas focadas, o que dá 04 cursos de pós Lato Sensu completos). Quando sai um edital, verificamos se há algo que não temos e decidimos se vale ou não à pena gravar (há coisas "inventadas" por um órgão que nunca serão cobradas em lugar nenhum... às vezes, nem mesmo na própria prova do órgão). Todos os planos (Semestral, Anual e Premium Bi-Anual) dão direito de acesso a toda a nossa base (veja tudo aqui) e às respetivas atualizações posteriores (veja atualizações aqui).
No celular Apple ou Android é possível baixar para assistir em modo off-line usando o app Nutror. Esta função nãoestá disponível no desktop, PC ou computador. Mas atenção: somente aulas gravadas após Jan/2019 foram configuradas para este modo. Na prática, elas são as usadas nos Planos de Estudo (com raras exceções). Aos poucos, todas as aulas estão sendo substituídas para permitir o modo mobile off-line.
Sim, é possível assistir em modo off-line no app do Nutror. Esta função está presente nas aulas gravadas a partir de 2019 (elas possuem o ródulo "novo" nas páginas de descrição aqui do Provas de TI). Aos poucos, as aulas mais antigas também estão sendo substituídas ou atualizadas para permitir o modo off-line. Em geral, damos preferência às aulas mais recentes quando criamos os Planos de Estudo (embora possa haver alguma exceção por conta da relevância de uma aula, mesmo um pouco mais antiga).
Em geral, sim. Mas sempre para uso pessoal. Por isso os PDFs são marcados com inscrições de segurança, visíveis ou não visíveis (marca d´água), quando é feito o download.
Não está previsto dentro da plataforma (independe do Provas de TI). O serviço oferecido é o de acesso online às aulas gravadas. Alguns materiais possuem os contatos do professor e você pode utilizá-los, caso deseje. Neste caso, cabe ao professor responder (ou não), conforme sua conveniência, disponibilidade de tempo etc.
Acesso às aulas gravadas. Você assiste, estuda e interage com outros alunos. Como as aulas foram gravadas no passado,os professores não estão necessariamente disponíveis hoje para responder às dúvidas. Algumas dúvidas poderão ser respondidas pela equipe atual de professores e sócios do Provas de TI, quando for possível. Porém, isso é um "bônus" e não faz parte do serviço contratado.
Não existe "a teoria específica" do concurso XPTO. Após mais de 12 anos na área, sabemos que quem passa é quem estuda a teoria da forma correta, com os melhores professores. Por isso, procuramos ter os melhores materiais, gravados pelos melhores professores sobre os assuntos mais cobrados pelas bancas. Material "específico" é discurso de marketing de quem quer vender, várias vezes, a mesma teoria para o mesmo aluno. Basta adquirir o segundo "Combo de Teoria Específica" para ver que lá dentro estão as mesmas aulas, com os mesmos professores e os mesmos exemplos etc.
Os Planos de Estudo são uma indicação dos professores com relação a quais materias existentes na plataforma o aluno pode estudar para um determinado concurso. A diferença é que não gravamos o material pensando em um determinado concurso. Os planos de estudo apenas aceleram a busca pelo material em nosso site, indicando quais das nossas milhares de aulas são mais relevantes para um concurso e quais não são. Desta forma, você pode estudar para mais de um Concurso, caso queira, sem pagar nada a mais.
Sim. Neste caso gravamos aulas específicas, pois as bancas possuem diferentes formas de cobrar a MESMA teoria. É comum termos módulos na nossa plataforma focados em uma determinada banca para que o aluno se acostume com o seu perfil (CESPE, FCC, ESAF, Multibancas etc.). Neste caso, sim, as aulas já são gravadas pensando na banca específica.
Turmas Fechadas e Aulões
Não. Turmas fechadas envolvem disponibilidade de tempo do professor para atendimento individualizado (aulas, mentorias etc.). Estas turmas são formadas com data de início e fim e agendamentos individuais. Há cobrança à parte e, em princípio, são iniciativas diferentes não inclusas nos planos (Semestral, Anual e Premium).
Sim. Os eventos online são abertos ao público em geral e possuem limitações do stream utilizado (Zoom etc.). A liberação para os assinantes dos planos será analisada caso a caso (considerando as limitações do stream), mas geralmente será possível assistir ao vivo. De qualquer forma, o material gravado sempre será disponibilizado posteriormente dentro da área do assinante (Nutror).
Ele tem acesso às gravações dos "aulões". Por outro lado, conteúdos referentes às turmas fechadas, não serão disponibilizados dentro dos planos (Semestral, Anual e Premium). Poderá haver exceções de conteúdos disponibilizados a critério do Provas de TI.
Discursivas do Plano Bi-Anual
A definição dos temas das discursivas e o agendamento das entregas são feitos por e-mail diretamente com o Professor Walter Cunha. Os dados de contato são enviados por e-mail logo após a confirmação do pagamento.
Claro! Essa é a ideia. As dissertações devem ser enviadas no formato padrão de no máximo 30 a 40 linhas (dependendo da "banca alvo" do aluno).
Você deve combinar os temas e enviar suas discursivas dentro do período de vigência do plano contratado.
Trata-se de um curso gravado ao vivo com duração de 09 (NOVE) horas realizado recentemente pelo Prof. Walter Cunha. São as gravações deste curso que são disponibilizadas no Plano Premium Bi-Anual para servir de embasamento teórico para que o aluno possa desenvolver os seus textos dissertativos.