Concursos de TI - 2024

PROCURANDO POR VAGAS DE TI?

Abaixo informações atualizadas sobre os principais concursos com vagas de TI abertas, em andamento, encerrados e previstos para 2024.

Concursos de TI vs Mercado

Segundo diversas consultorias (IDC, Gartner, IBM, Deloitte etc.), até o ano de 2025 as mudanças na área de TI continuarão acontecendo de forma acelerada e serão mais influenciadas por tecnologias como Inteligência Artificial (Ciência de Dados, Machine Learning etc.), 5G, BI (Business Inteligence), IoT (Internet of Things), Blockchain, entre outras.

Claro, isso sem falar da forte dependência que praticamente todos os negócios possui com relação à TI. Ora, você acha que isso não afetará os órgãos de Governo em todas as esferas? E óbvio e certo que os órgãos governamentais precisarão acompanhar tais tendências. Principalmente em tempos de necessidade de maior eficiência e eficácia no serviço público. Assim, se existe uma área em que os Concursos continuarão acontecendo, esta área é a de Tecnologia da Informação.

Concursos de TI vão acabar?

Não pare de estudar agora! Sempre haverá concurseiros novatos se perguntando se os "concursos de TI vão acabar". E a resposta é: não, não vão acabar! Não houve - até hoje - um ano sequer em que os Concursos com Vagas de TI deixaram de ser realizados nas diversas esferas (Federal, Estadual e Municipal). Quem nos acompanha sabe que sempre alertamos aos alunos para continuarem estudando. Concursos podem diminuir etc., mas sempre existirão.

Além disso, haverá uma forte tendência por substituir cargos "braçais" por cargos mais "tecnológicos" nos órgãos devido aos motivos/siglas listados acima (IA, BI, IoT etc.). Lembre-se de que o Estado brasileiro é IMENSO. Mesmo que se cortem 20% dos cargos públicos (o que já seria uma façanha que levaria anos para se concretizar...), a quantidade de órgãos nos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, nas três esferas, ainda seria enorme. Basta ver que, sai ano, entra ano, e os Concursos de TI continuam...

CONCURSOS DE TI ABERTOS

Abaixo há informações específicas sobre o panorama que cerca a questão dos Concursos de TI abertos em 2024 .

Concursos de TI Abertos

Em 2024 estão em andamento muitos Concursos com vagas para TI. Além daqueles de maior repercussão, não perca de vista os tidos como "menores" (que, da nossa experiência, podem ser muito mais vantajosos dependendo do seu perfil e da qualidade de vida que deseja). Clique AQUI para ver a lista de Concursos de TI abertos em que você pode se inscrever já.

CONCURSOS DE TI EM ANDAMENTO

Há em nosso site diversos planos de estudo para os principais Concursos com Vagas de TI que estão em andamento.

Concursos de TI em Andamento

Você pode acessar diretamente os concursos EM ANDAMENTO através deste LINK. Alguns destes podem servir como sua base de estudo para uma próxima oportunidade.

Há também materiais sobre concursos já encerrados, mas que aconteceram recentemente. São também uma boa base de estudos e informação adicional para você. Acesse estes concursos ENCERRADOS através deste LINK.

quem são nossos autores

aprenda com os melhores

Almeida Júnior
Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União. Mestre em Sistemas e Computação (UNIFACS). Especialista em Criptografia (UFF). Especialista em Automação Industrial (UERJ). Engenheiro Eletricista com ênfase em Eletrônica (UFBA). Possui certificação PMP. Profissionalmente atuou na PETROBRAS, UNIBAHIA, MARINHA, AUTOMIND, BANCO DO BRASIL e UFBA. Ministrou diversos cursos de programação (C/C++, Java e Matlab).
Bruno Wanderley
Engenheiro de Telecomunicações (IESAM), Especialista em T.I. (UCAM), Mestre em Engenharia de Telecomunicações e Comunicação Multimídia (UFF). Atualmente é professor convidado da UFF, na disciplina de Gerência Integrada de Redes de Serviços nos cursos de pós-graduação do departamento de Telecomunicações. Como instrutor da Unisat Telecom atuou na área de Redes de Computadores, Gerência de Redes e Segurança da Informação ministrando treinamentos para empresas como Globosat, Oi, Embratel, Presidência da República, NEC, ZTE, Exército Brasileiro, dentre outras.
Davi Durães
Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (2007). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes e Telecomunicações. Pós-graduado em Redes e Telecomunicações pela Unifacs. Gerente de Operações em Telecomunicações desde 2008 na iniciativa privada.
Eduardo Neves
Analista de Sistemas do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduado em Gestão de Projetos. Atuou como Analista de Sistemas em empresas privadas e em empresas públicas: BR Distribuidora e Petrobras.
Fernando Pedrosa
Analista de Finanças e Controle da STN. Formado em Ciência da Computação (UFPE). Pós graduando em Gestão de Projetos. Professor de Tecnologia da Informação para concursos, atuou em vários estados dando aulas presenciais e EAD. Possui diversas certificações na área de TI: Certified Scrum Master; Certified Product Owner; ISO 27002 Foundations Certified; IBM Certified Solution Designer - RUP V7.0; OMG Certified UML 2.2 Professional; ITIL V3 Foundations; COBIT 4.1 Foundations; Java Programmer; Java Associate.
Gabriel Pacheco
Coach formado pela Sociedade Brasileira de Coaching e atuo no presente momento com Coaching para Concursos Públicos, Servidor Público no Ministério da Educação atuando como Gerente de Projetos. Trabalha como professor em cursos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® e Scrum) e em alguns cursos preparatórios para concursos como EuVouPassar, Provas de TI e TI para Concursos.
José Maria
Engenheiro Eletrônico graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/SP) em 2004. Professor de Língua Portuguesa (Gramática, Interpretação e Redação) desde 2000. Lecionou em importantes cursos pré-vestibulares (Anglo, COC e Ari de Sá). É autor de material didático para ENEM e Concursos Públicos.
Leo Marcelino
Analista de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União. Formado em Sistemas de Informação (FADOM). Foi militar da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e técnico de informática no Ministério Público Federal.
Luis Claudio
Ex-Professor de bancas de Concursos Públicos. Graduado em Engenharia de Computação (ITA), com Mestrado em Engenharia Elétrica (PUC-Rio) e Pós-Graduação em Redes (UFRJ). Professor universitário desde 2005 (graduação e MBAs) em instituições do Rio de Janeiro e de São Paulo. Convidado pelo PMI internacional como SME (Subject-Matter Expert) para participar do desenvolvimento da certificação PMP.
Rodrigo Adur
Bacharel em Sistemas de Informação e Pós-Graduado em Sistemas de Informação pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ. Atualmente trabalha no SERPRO atuando como arquiteto e líder técnico; além disso, leciona algumas disciplinas com foco em concursos públicos.
Rodrigo Macedo
Professor na carreira EBTT (Educação Básica Técnica e Tecnológica) no IFMA (Instituto Federal do Maranhão). Formado em Sistemas de informação em 2014 pela Unibalsas – Faculdade Balsas - MA. Pós graduado em tecnologia para educação a distância pela Funbralu – Fundação Brasil Ludovicense em 2015.
Thiago Cavalcanti
Analista do Banco Central do Brasil na Área de Tecnologia da Informação (TI). Formado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestrado em Engenharia de Software pela UPFE. Professor de Tecnologia da Informação para concursos e cursos de TI.
Vinícius Reis
Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade São José e pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas pela Universidade Gama Filho. Possui dez anos de experiência na área de Engenharia de Software, tendo já atuado em diversos estágios.
Walter Cunha
Exerce atualmente o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União. É Mestrando em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui MBA em Gestão de Projetos (FGV) e é Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É Palestrante e Mentor em Preparação para Concursos Públicos e professor de Tecnologia da Informação no Provas de TI, o mais antigo site de preparação para Concursos de TI.
Yuri Morais
Analista de TI no Senado Federal. Atua na liderança de equipes de desenvolvimento ágil, com equipes internas e terceirizadas. Professor e Coordenador de Pós-graduação. Mestre em Informática pela UFPB, com ênfase em engenharia de software e sistemas distribuídos. Já atuou como engenheiro de software, professor universitário e pesquisador.
Lucio Camilo
Funcionário do Banco do Brasil cedido à PREVI (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) exercendo a função de Administrador de Servidor de Aplicações. Graduado em Análise de Sistemas, com Pós Graduação em Engenharia de Software e MBA em Gerenciamento de Projetos. Autor do Livro “Android para Desenvolvedores”, pela editora Brasport.
Márcio Vilanova
Formado em Engenharia de Computação pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Especialista em Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objeto pela UFPR (Universidade Federal do Paraná).
Gustavo Vilar
Primeiro colocado no concurso de Perito Criminal Federal, cargo que ocupa atualmente, como especialista em Informática Forense, atuando principalmente nas análises de vestígios em crimes cibernéticos. Especialista em Docência do Ensino Superior pela UFRJ. Bacharel em Ciência da Computação e Tecnólogo em Processamento de Dados pela ASPER – Associação Paraibana de Ensino Renovado.
Rafael Barão
Atualmente trabalha como Perito Criminal Federal do Departamento de Polícia Federal. Graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade de Sorocaba (UNISO) no ano de 2010. Atuou no Serviço Público como Administrador de Redes do Poder Legislativo da cidade de Guarulhos-SP.
Vitor Almeida
Desde 2012, é Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, trabalhando em auditorias de TI e cruzamento de bases de dados. Anteriormente, permaneceu três anos no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde atuou no cargo de Analista em TI, gerenciando projetos de TI e realizando o planejamento e a gestão contratual de soluções de TI.
Felipe Leite
Aprovado em concurso público para o Serviço Federal de Processamento de Dados no RJ (SERPRO) onde trabalha desde o ano de 2010 com sistemas na linguagem Java para web e sistemas móveis (Android e iOS). Atualmente também leciona assuntos relacionados a Engenharia de Software, Análise Orientada a Objetos, Programação, Padrões de Projeto e dispositivos móveis em cursos no RJ com foco em concursos públicos.
Rogério Araújo
Trabalha na Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda, exercendo o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle. Formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e especialista em Governança em TI pela Unieuro e em Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Software Livre pela UNAMA (Universidade da Amazônia) e cursando MBA em Data Science pela USP. Possui as certificações COBIT 4.1 Foundation Certified e SCJA (Sun Certified Associate for J2SE).
Washington Almeida
Doutorando e Mestre em Engenharia de Software no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1). Certificado ISF ISO/IEC 27002. Foi Professor Substituto do Departamento de Computação da UNB(2019-2020), ocupou a função de Diretor do Núcleo de Operação de Centros da Dados(2018-2019) na Justiça Federal - TRF1. Exerceu o cargo de Coordenador-Geral de Sistemas (DAS 101.4) (2014-2015) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG, servidor público ocupando o cargo de Analista em Tecnologia da Informação – ATI (2010-2015).
Fernando Escobar
Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB), com linha de pesquisa em Gestão de Riscos. Também possui Especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); Extensão em Gerência de Projetos pela FGV; Especialização (MBA) em Governo Eletrônico pela UNA-MG; Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (FATEC-SP). Doutorando em Tecnologias e Sistemas de Informação na Universidade do Minho, Portugal.
Darlan Venturelli
Analista em Tecnologia da Informação do Ministério da Economia. Possui graduação em Engenharia da Computação e em Direito. É certificado em gerenciamento de projetos pelo PMI (Project Management Professional – PMP) desde 2012. É Mestre em Governança, Tecnologia e Inovação e possui MBA em Gerenciamento de Projetos.
Jósis Alves
Analista Judiciário - Área: Tecnologia da Informação no Supremo Tribunal Federal (STF). Atuou como Professor adjunto I pelo Centro Universitário Estácio de Brasília (2016-2018). Coordenador Científico e Professor no curso preparatório para concursos em Tecnologia da Informação.